Minha relação de amor e ódio com a Galera Record

17:20 10 Comments A+ a-


Hey, there! Hoje estou aqui para falar da editora Galera Record e seu mais novo lançamento: Império de Tempestades - Tomos I e II. Quem é fã da Sarah J. Maas e acompanha a série Trono de Vidro teve uma desagradável surpresa no começo deste ano, quando a editora responsável por publicar os livros no Brasil comunicou que dividiria o volume 5 da série em dois "tomos", sob justificativa de que o volume integral ficaria "muito grande". Bem, aqui estão minhas opiniões sobre o caso. Vem dar uma olhada!

Primeiramente, como fã legítima da autora e de ambas as suas séries (Trono de Vidro e Corte de Espinhos e Rosas), eu estava aguardando pelo lançamento desse livro desde setembro de 2016, quando ele foi lançado nos Estados Unidos. Parênteses para um breve comentário: eu quase morro com a espera por uma tradução! Claro que sei que traduzir um livro não é uma tarefa simples, especialmente porque estudo tradução na universidade, mas ainda assim... O que eu não daria por mais lançamentos simultâneos com os Estados Unidos!

Enfim. Quando a Galera Record finalmente anunciou o lançamento de Império de Tempestades no Brasil, no começo do ano, ao invés de ficar mega feliz, eu fiquei muito revoltada, e não fui a única. As páginas da editora no Facebook e no Twitter ficaram lotadas de comentários das pessoas que não concordavam com essa tal divisão do livro, sendo que o original é um volume único. Dizer que o livro ficaria muito grande simplesmente não colou (provarei esse ponto mais abaixo no post), e é claro que a principal conclusão dos leitores foi: eles querem ganhar mais dinheiro com isso, fazendo com que a gente pague o dobro do preço para ler a história inteira. A editora tentou apaziguar a situação respondendo a alguns comentários, dizendo que o preço dos tomos seria justo, mas não convenceu muita gente.

Eu já estava praticamente decidida a comprar o livro em inglês mesmo a esse ponto, quando o pessoal da Galera Record teve uma ideia brilhante: anunciaram que quem comprasse os tomos, juntos ou separadamente, na pré-venda, ganhariam brindes exclusivos! Eles acharam que iriam me conquistar de volta com isso... E estavam certos xD Eu simplesmente não consigo resistir a brindes, ainda mais quando descobri que se tratava de uma ecobag e diversos marca páginas super lindos da série. Ao constatar que o preço de ambos os tomos, juntos, não estava tão absurdo assim (com o frete, minha compra ficou no valor de 64 reais), eu resolvi comprar. As entregas foram feitas separadamente, pois além da divisão do livro, houve mais ou menos uma semana de diferença no lançamento das partes I e II. E agora que finalmente estou com as duas, resolvi fazer este post para mostrar o resultado da polêmica divisão a vocês.


Os livros ficaram finos, cada um contendo em torno de 300 páginas, e para diferenciá-los, a editora resolveu colorir o segundo tomo de azul, o que eu, particularmente, achei péssimo, pois destoou dos demais livros da série e estragou a organização da minha estante xD


Gosto de separar livros por cores, e esta é a seção da minha estante onde coloco os livros brancos/beges. Como vocês podem ver, o azul de Império de Tempestades - Tomo II, não ficou muito legal ali. Talvez não incomode vocês, mas me deixa um tantinho irritada olhar para a série de Trono de Vidro assim.



Essa é a ecobag, com as imagens da capa e contracapa do primeiro livro da série. Ela é razoavelmente grande e parece resistente. Eu gostei bastante, principalmente a parte de trás, com a imagem da Celaena de vestido.



Esses são os marca páginas. Liiindos, né? Contêm as imagens das capas e contracapas dos 5 volumes da série. Os brancos vieram com o primeiro tomo (assim como a ecobag), e os coloridos vieram com o segundo. Eu amo colecionar marca páginas, então esses foram os meus brindes preferidos.

Agora vamos falar sobre os livros.

O primeiro tomo tem 361 páginas e o segundo tem 320. No total, teríamos 681 páginas. Muito grande, Galera Record? Acho que não. O volume anterior da série, Rainha das Sombras, tem 643 páginas, afinal, e vocês não decidiram dividi-lo por conta disso. Corte de Névoa e Fúria, outro livro da Sarah, tem 656 páginas, e vocês também não decidiram dividi-lo. Há mesmo tanta diferença assim entre 656 e 681 páginas, para que vocês precisassem lançar dois exemplares ao invés de um? Além de que vários livros com 700 páginas ou mais são tranquilamente publicados o tempo todo, e a maioria dos leitores gosta de livros grandes. Mesmo aqueles que não gostam, no entanto, devem preferir um volume único do que uma história dividida ao meio, creio eu. Enfim, essa divisão não fez sentido nenhum para mim.


Vejam como a diferença de tamanho é mínima.

Quanto a leitura em si, eu ainda estou no comecinho do primeiro tomo, e não me aprofundarei no assunto, pois não quero dar spoilers. A editora Galera Record sempre foi uma das minhas preferidas, principalmente por ser responsável pela tradução dos livros da Cassandra Clare, mas devo dizer que, apesar dos brindes, estou desapontada com essa decisão sem cabimento. Espero que eles não resolvam fazer o mesmo com os próximos livros da Sarah, ou eu serei obrigada a comprá-los em inglês mesmo (venham eles com brindes ou não, dessa vez é sério xD).

Mas e vocês, o que acharam dessa divisão? Mais alguém aqui é fã da série Trono de Vidro? Deixem suas opiniões nos comentários ;)

10 comentários

Write comentários
Andressa
AUTHOR
5 de abril de 2017 20:35 delete

Olha, não leio a série, mas achei palhaçada essa história de tomo I e II. Nada justifica. Quer mais do que It, do Stephen King? Aquilo tem umas 1000 páginas e não precisou ser dividido. É uma baita "brasileirisse" isso. Ficou claro que eles queriam ganhar dinheiro. E realmente incomoda que, como se não bastasse ter dois volumes, eles colocassem um deles em azul. Senhor, distoa muito! Podiam deixar pelo menos a lombada branca! Complicadíssimo a situação. Eu mesma já pensei em ler essa série da Sarah, mas depois dessa da Galera... Não quero mais.
P.s.: os marcadores e a bolsa são liiiiindos! Não que a editora não esteja errada, mas amei os brindes também :P E o seu post ficou fantasticoooo. Amei de paixão as fotos <3

Reply
avatar
Ana Sofia
AUTHOR
7 de abril de 2017 16:21 delete

Aqui em Portugal apenas traduziram 2 mas, como estou habituada a ler livros em inglês, já comprei 3 da coleção. Apenas li os 2 primeiros, mas não estava muito dentro sabes? Preciso de reler para saber se realmente gostei :D
Beijinhos,
An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
Youtube

Reply
avatar
Sil
AUTHOR
7 de abril de 2017 17:22 delete

Olá, Tamiris.
Eu não acompanho essa série, por isso não estava sabendo dessa divisão. Acho o fim isso. É claro que foi para ganhar mais dinheiro. Tenho vários livros aqui de 900 paginas e eles não são muito grande não. Mas fazer o que os fãs compram né? Se não não termina a série hehe.

Prefácio

Reply
avatar
7 de abril de 2017 19:51 delete

Oi
eu recebi o e-mail que estava disponível os dois para solicitar em parceria, séria melhor se colocassem junto mesmo, tenho um livro de 1070 páginas e é um volume só, realmente é pra ganhar mais dinheiro.

http://momentocrivelli.blogspot.com.br

Reply
avatar
9 de abril de 2017 10:26 delete

Que desculpinha esfarrapada heim? 600 páginas definitavamente não torna o livro tão grande a ponto de não poder fazer eles juntos... Mas pelo menos, você curtiu os brindes né hehe
Beijinhos
penultima-janela.blogspot.com

Reply
avatar
10 de abril de 2017 11:26 delete

Ooi não sou fã dos livros, mas adorei os brindes acredito que você ficou mega feliz né ?
beijinhos boa semana
bellapagina.blogspot.com.br

Reply
avatar
Esther De Sa
AUTHOR
10 de abril de 2017 15:52 delete

Olá Tamiris, tudo bem?
Já conhecia a série, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
Na sua posição, eu também teria ficado muito revoltada. Mas pensa pelo lado bom, pelo menos, os dois saíram juntos né?
Beijos!

http://excentricagarota.blogspot.com.br

Reply
avatar
10 de abril de 2017 18:03 delete

ai ai, o dinheiro sempre envolvido na parada né? não li essa história, mas entendo sua revolta!

Gostei do seu desabafo rs nem tudo só tem lado ruim nessa vida.

beeijão :)
http://www.carolhermanas.com.br/

Reply
avatar
11 de abril de 2017 13:11 delete

Oi, tudo bem?
Ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho curiosidade pra conhecer essa série, só vejo elogios sobre ela. E a capa do de azul ficou chato mesmo, também ficaria incomodada com um livro azul sendo que o padrão das capas eram brancas.

https://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

Reply
avatar
23 de abril de 2017 18:14 delete

Olá lindona, amei sua estante mesmo com o livrinho azul no meio rs (brincadeira, achei um amor <3)
Eu goste dos livros, ainda não li nenhum mas, achei interessante. Admiro demais quem consegue ler tudo em inglês, eu não sei. Acho que por isso acho lindo demais.
Super beijo e ótimas leituras sempre.

www.meumundosecreto.com.br

Reply
avatar